terça-feira, 30 de agosto de 2016

CAVALETE

Já havia bastante tempo que eu estava querendo um cavalete para aumentar a minha bancada de trabalho. Estava até propensa a comprar um, quando olhando para umas ripas que tinha em casa, resolvi tentar fazer o meu próprio cavalete. E não é que consegui!!!


Vamos ao material:

- 04 ripas de 84 cm cada
- 04 ripas de 45 cm cada
- 02 dobradiças
- 01 corrente
- pregos




Separe duas ripas de 84 cm e duas de 45 cm. Disponha as peças de acordo com a foto abaixo, de maneira que as ripas menores façam a junção das maiores.


 Agora é a hora de pregá-las... Se necessário marque com um lápis os locais dos pregos antes de começar a martelar. As ripas podem ser coladas também com cola de madeira.



Faça a mesma coisa com as ripas que sobraram. Depois de pregadas, as duas peças devem ficar exatamente iguais. Como a da foto.


 Posicione as duas peças, paralelas pela parte de cima. Agora é só dispor as duas dobradiças e aparafusá-las.


Pinte a madeira na cor desejada ou com qualquer sobra de tinta (aquela de parede mesmo). No meu caso, para variar, pintei de branca.


Depois que a peça estiver seca, vamos à colocação da corrente. Meça a altura desejada para seu cavalete e prenda a corrente de forma que fique na medida escolhida.



Lixei e pintei um compensado que estava dando bobeira lá em casa e fiz um furo com a furadeira no compensado e outro na bancada que já havia. Sendo assim pude colocar um parafuso (que posso tirar sempre que for desarmar a bancada) para unir as duas peças sem perigo de escorregarem no meio de um trabalho.


Eu só fiz uma peça, pois não tenho muito espaço no atelier e meu projeto era apenas ter mais uma opção de mesa extensora.
Por isso fiz exatamente na altura da minha bancada... Ficou ótima para trabalhar com tecidos e peças maiores.



Gostaram??? Tenho mais novidades... Assim que tiver um tempinho, corro aqui e posto para vocês tá!!! Bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR ME VISITAR. DEIXE SUA OPINIÃO, POIS ELA É MUITO IMPORTANTE! BEIJOCAS!